quarta-feira, 4 de abril de 2012

O protagonismo juvenil na nova era digital.



É expressivo o impacto das novas tecnologias no dia a dia da juventude. Com base nelas, a juventude reinventa suas práticas e estilos, o que resulta no remodelamento de novas personalidades, identidades e expressões, pois a constituição destes elementos citados (personalidade, identidade e expressão) pelo fato de estarem em desenvolvimento nesta nova era digital, refletem nas relações que a juventude estabelece e vivencia junto a essas novas tecnologias.
Contudo, nós seres humanos sabemos que as novas tecnologias se utilizadas sem finalidades produtivas, dizem muito pouco do ser humano, principalmente se esta é pautada em uma forma desvinculada das relações sociais. É por esta razão que os jovens na apropriação destes novos e modernos meios de comunicação têm ficado em grande parte restritos ao consumo e como consequencia, apesar de seu papel imprescindível no mundo de hoje, mesmo, como principais consumidores dessas tecnologias, os jovens não têm utilizado na devida medida estas modernidades e não tem tirado proveito destes recursos como enriquecimento pessoal, social e intelectual, ficando restritos a ambientes de relacionamento virtual. Contudo, devemos explorar o lado positivo destes recursos, pois, se usados de forma mais produtiva irão ajudar na formação de identidades e estilos de vida de amplas parcelas da juventude.
E neste contexto, a juventude precisa estar atenta para que seja de fato protagonista e não vítima de um mau uso das novas tecnologias digitais, afinal, quem define o que é “ser jovem” é o próprio jovem e não o que os meios de comunicação estimulam a partir de propagandas.
Não queremos aqui apontar somente aspectos negativos desta nova era digital, devemos valorizar os benefícios que ela nos traz e colocá-la como direito humano, mesmo sabendo que por enquanto, garantir estes direitos é um desafio da própria juventude e que serão conquistados se associarmos o protagonismo dos jovens como criadores e principais consumidores destas novas tecnologias.



Texto de autoria da colega Danielle Corral, acerca do protagonismo juvenil na atualidade.


2 comentários:

  1. Cara Danielle,

    É realmente muito difícil tornar o protagonismo juvenil uma realidade, sobretudo diante das novas tecnologias que estão surgindo a todo instante, canalizando as informações que a juventude acessa e as direcionando às redes sociais. Há a socialização destas informações, mas são fragmentadas e em quantidade realmente elevada, dificultando seu processamento e análise intelectual. É importante lembrar que protagonismo juvenil não é o forte de nossa sociedade, então, o que os adultos não entendem, também não fazem.

    Abraço

    Carmelo Vaz (Juventude e Comunicação)

    ResponderExcluir
  2. Gostamos do seu comentário crítico sobre o comportamento brasileiro frente a questão do protagonismo juvenil. Nem sempre o jovem é valorizado e ouvido como deveria ser, isso o torna alvo de incompreensões e rebeldia, e assim continuam sendo vistos por boa parte da sociedade. Atualmente o mundo é globalizado e a quantidade de informações é infinita,então o processamento por parte dos jovens é dificultoso. Cabe aos adultos, familiares, amigos ajudarem a lidar com isso. Valeu pela participação! =)

    ResponderExcluir